terça-feira, 16 de junho de 2009

Ratatouille (ou Caponata?)



Eu sempre chamei essa receita de Ratatouille, mas recentemente uma amiga me corrigiu dizendo que estava mais para Caponata. Pra mim tanto faz porque eu adoro, de qualquer jeito....!
Já falei dessa receita aqui, mas faço tanto ela aqui em casa (é muito versátil) que resolvi dedicar uma página só pra ela.
Os legumes podem ser selecionados a seu gosto, tem muita gente que não gosta de berinjela. Eu já fui desse time mas hoje em dia adoro, vai entender.... A receita abaixo é só um guia, é do tipo que quantidades e ingredientes ficam a gosto.

1 berinjela grande
1 abobrinha média
3 pimentões coloridos (prefiro os vermelhos, amarelos e laranjas, mas tanto faz)
3 cebolas roxas grandes
orégano, sal e pimenta do reino
azeite
1/2 xícara de azeitonas pretas
2 dentes de alho espremidos
vinagre balsâmico
queijo (parmesão, mozzarela ou feta)
folhas de manjericão rasgadas ou picadas

Acenda o forno alto (200 oC ). Forre uma assadeira larga com papel alumínio (ajuda muito na hora de lavar!) e regue com um pouco de azeite.
Pique os legumes em quadrados grandes, tentando que fiquem todos aproximadamente do mesmo tamanho.
Espalhe-os na assadeira e tempere bem com azeite, sal, pimenta do reino e orégano.
Leve ao forno colocando a assadeira na parte de cima, por cerca de 15 minutos.
Retire e misture delicadamente com uma espátula, com cuidado para não rasgar o alumínio. A idéia e soltar os legumes que estiverem grudando no fundo, e misturar para que os de cima não comecem a queimar.
Volte com a assadeira pro forno, por mais 10-15 minutos. Repita a operação até que os legumes estejam assados, começando a tostar. Cuidado para não deixar queimar!
Retire do forno quando pronto, misture as azeitonas pretas picadas e enquanto esfria um pouco, prepare um "molhinho" com o vinagre balsâmico e o alho espremido na hora. Jogue sobre os legumes (ainda mornos pra quente), misturando bem.
Depois de frio, transfira para a vasilha de servir e cubra com lascas de parmesão (ou cubos de feta/mozzarela) e manjericão picado.

Sugestão: sirva com pão árabe e hoummous (para ver minha receita clique aqui).


Nenhum comentário: