sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Peito de Frango Assado com Batatas Bombay

Receita do site do Jamie Oliver. Como fiz pela primeira vez, segui a risca a lista de ingredientes e o método, da próxima vez (com certeza vai ter próxima vez!) já vou adaptar e no mínimo, adicionar uma pimentinha chili picada.
As quantidades não são exatas, apenas a proporções dos temperos deve ser mantida.



Batatas descascadas e cortadas em cubos grandes
1 colher de chá cheia de açafrão brasileiro (curcuma)
casca ralada de 1 limão siciliano
1/2 colher de chá de cominho
coentro picado
pimentão vermelho cortado em cubos grandes
2.5cm de gengibre fresco fatiado e cortato em palitinhos
4 peitos de frango sem osso mas com a pele
azeite
sal e pimenta do reino a gosto

Pre-aqueça o forno a 200°C. Cozinhe as batatas em cubos até macias mas sem desmanchar. Escorra e deixe-as no escorredor tampadas enquanto prepara os temperos.
Numa vasilha grande, esprema o suco do limão siciliano e junte a ele a curcuma, o cominho, o coentro picado, a casca de limão ralada, o gengibre e o pimentão em cubos. Misture tudo muito bem.
Sacuda as batatas no escorredor e coloque-as na vasilha com os temperos. Junte os peitos de frango e misture tudo muito bem. Tempere com sal e pimenta a gosto e regue com um pouco de azeite. Espalhe as batatas em uma só camada num pirex ou assadeira forrado com papel aluminio (pra facilitar a limpeza depois) e por cima disponha os peitos de frango.
Leve ao forno por 25-30 minutos, ou até que o frango esteja dourado e totalmente assado.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lombinho ao leite

A receita original eu peguei no site do Cybercook, achei interessante a idéia de cozinhar o lombinho no leite e realmente o resultado é uma carne ultra macia e suculenta. O molho precisa mesmo ser batido no liquidificador, pois a aparência depois da carne cozinhar fica um pouco como leite talhado (talvez pora causa da acidez do vinho na marinada). Se o porco ficar apenas algumas horas na marinada, a mesma pode ser adicionada a panela antes do leite. Já se deixar o porco de um dia pro outro marinando, não convém usar a marinada.




1 kg de lombo (ou 2 lombinhos médios)
1 copo de vinho branco
1 cebola média picada
1 dente de alho amassado
sal e pimenta-do-reino a gosto
azeite
1 cebola média em tiras
1 litro de leite
1 colher de chá bem cheia de mostarda em grão
2 colheres de sopa bem cheias de creme fraiche (ou 1/2 lata de creme de leite sem soro)

Prepare uma vinha d'alho com a cebola picada, alho, sal e pimenta do reino e o vinho branco, e deixe o lombo marinar nesse molho por pelo menos 2 horas.
Coloque o azeite numa panela larga e funda, e doure o lombinho (escorrido da marinada) de todos os lados. Depois de dourado, junte a cebola fatiada e deixe dourar também. Junte então o leite e abaixe o fogo. Deixe a panela semi-tampada. Deixe cozinhar por 2 a 3 horas até que esteja bem macio. Retire o lombinho da panela e reserve (espere esfriar um pouco antes de cortar em bifes). Bata o molho da panela no liquidificador, juntando o creme de leite e a mostarda até que fique um creme. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Fatie o lombinho e coloque num pirex, cubra com o molho e aqueça no forno antes de servir, polvilhado com salsa picada e acompanhado de purê, arroz branco ou talharim na manteiga.